A Autêntica Editora prepara, para outubro, o lançamento de Entre os atos, o último romance escrito por Virginia Woolf. O livro chega com tradução e notas de Tomaz Tadeu, responsável por toda a obra da autora inglesa publicada pela casa editorial.
Entre os atos narra o desenvolvimento da encenação de uma peça teatral de tema histórico, num lugarejo da Inglaterra num dia indefinido de junho de 1939. O livro não é dividido em capítulos, mas em seções ou episódios sem títulos que são separados apenas por um espaço maior entre parágrafos.
Virginia começou a escrever a obra em abril de 1938, já sob a ameaça do início da Segunda Guerra Mundial, e a concluiu em março de 1941, pouco antes de sua morte. A decisão pela impressão, mesmo sem as revisões finais da autora, coube ao marido, Leonard Woolf, que a levou a público pela Hogarth Press, a editora do casal, em julho de 1941.
A narrativa de Entre os atos se divide entre, de um lado, os episódios da peça encenada ao ar livre, que percorre, em seus diferentes atos, a história da Inglaterra, desde os seus primórdios até a época em que se desenrolam os episódios do romance e, de outro, os dramas e as paixões dos habitantes do povoado em que a representação teatral se desenvolve.
Embora não seja tão radicalmente experimental quanto As ondas, também publicado pela Autêntica, o livro está repleto de minúsculos, mas sutis e delicados desvios estilísticos e narrativos que o tornam uma das peças mais admiráveis do repertório do modernismo literário britânico.
Conheça todos os livros de Virginia Woolf publicados pela Autêntica.